Terça, 29 de Abril de 2025
15°C 21°C
São Paulo, SP

E SE PRENDEREM BOLSONARO? PENSOU NISSO?

Não é impossível que Moraes imponha a Jair Bolsonaro o uso de tornozeleira

Hermínio Naddeo
Por: Hermínio Naddeo Fonte: Opinião
26/03/2025 às 14h15
E SE PRENDEREM BOLSONARO? PENSOU NISSO?
Imagem WEB

Desde que esta hipótese apareceu no nosso caminho, o “se” faz parte do imaginário coletivo, quase sempre usado com desdém, como se a prisão de Bolsonaro fosse não mais que uma hipótese mesmo. Só que ganhou grau de importância ainda maior.

Pelos votos discursais dos ministros, existe zero chance de absolvição – não por excesso de provas, eles não têm nenhuma, ou pela ficção iluminista criada na cabeça de Vossas Excelências que justifica o injustificável, mas porque eles querem condenar mesmo.

Bolsonaro está para Alexandre de Moraes assim como esteve Sérgio Moro para Lula. Se alguém quiser argumentar sobre os excessos da Lava Jato, bem, o STF turbinou tudo o que foi feito e ainda se armou para não ser contestado nem pela imprensa.

A parte que recebe recadinho de ministro no celular, revelando o que os atos e autos sempre acabam confirmando mais à frente. E a imprensa independente, além do baixo alcance, da escassez de investimentos e dos riscos, essa, é calada sem dó quando põe as manguinhas de fora, com direito a busca e apreensão, prisão preventiva e ser julgado direto pelo STF.

Tô fugindo do assunto. Volta. E se prenderem Bolsonaro, o que você imagina que vai fazer – além de correr para as redes sociais e participar da conversa? Será que você vai ter coragem de faltar ao trabalho e ir para a rua se manifestar? Será que você, patrão, descontaria a falta do funcionário que comprovadamente fizer isso? Apoiaria e ia para a rua junto?

JÁ PENSOU NO QUE VAI FAZER SE ISSO ACONTECER?

Não quero ser desmancha-prazeres nem rogado de pragas, mas acho bom você começar a pensar nisso com alguma seriedade e celeridade, porque outra hipótese que deve ser levantada nesse momento é que ele seja preso preventivamente por suposto risco de fuga.

Não é exagero afirmar que Moraes não vai perder a oportunidade de cometer esse exagero. E não perdendo. Foi. Prendeu. A gente faz o quê? Já deu para pensar no assunto desde que começou a ler esse texto? Chegou à conclusão de que não estou aqui criando teoria de conspiração?

Quanto mais desmascarados são estes ministros, mais ódio eles sentem, maior é a aposta que eles fazem, e continuam fazendo porque dentro dela está a certeza de que prenderão Bolsonaro e o povo não vai fazer nada.

Um líder preso pode virar mártir. Ou servir de motivo para o esvaziamento de um movimento. Quem decide isso é o povo. Quem precifica o fato é a manifestação do povo. A aposta foi feita com riscos muito bem calculados. Este julgamento para tornar Bolsonaro réu ou não (como se em algum momento o não fosse uma opção real) é um termômetro da manifestação popular.

AS PESSOAS NÃO SE DERAM CONTA DAS POSSIBILIDADES QUE VEM A SEGUIR

Bolsonaro já é réu. Está oficialmente nas mãos de Alexandre de Moraes com sua caneta nervosa. O ministro conseguiu a medalha de ouro, tornando Bolsonaro réu. Agora ele quer o troféu para colocar na prateleira, prendendo Bolsonaro.

Não é impossível que Moraes imponha a Jair Bolsonaro o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares, como, por exemplo, proibir o uso de redes sociais. E como faz com Daniel Silveira, vai monitorar cada passo do ex-presidente - se não prender preventivamente alegando risco de fuga, não desperdiçará a primeira oportunidade.

Chegamos a um ponto sem retorno, para todos os lados. Os ministros do STF já deixaram claro que não têm interesse na pacificação do país. Da mesma maneira, fazem o executivo e o legislativo, um apoiando, o outro ora apoiando, ora se omitindo.

Se não há via de paz vinda deles, nós teremos que escolher entre a paz como eles nos querem, calados, omissos, amedrontados, financiando bovinamente com impostos os custos da nossa própria desgraça. Ou começar a pensar desde já o que vamos fazer quando Bolsonaro for preso; agora a questão já não é mais se, mas quando.

Queria muito terminar mais otimista, mas me sinto na obrigação de dizer que as redes sociais serão fundamentais quando acontecerem - de difícil a impossível acreditar que a prisão de Bolsonaro não aconteça. Eles precisam igualar a imagem dele à de Lula, rebaixando Bolsonaro a bandido, como Lula. Mas é ingenuidade acreditar que só as redes sociais serão capazes de enfrentar o que vem por aí.

Dessa vez, vamos precisar de muito mais. Gastar sola de sapato na rua. Só de lá poderá vir uma resposta, sem necessidade de violência.

 

Se gostou, compartilhe!

Seu comentário é muito importante para o nosso trabalho!

 

SIGA NAS REDES SOCIAIS

X - @RevistaNPDF / @nopontodofato

Instagram - @nopontodofato

Facebook - facebook.com/RevistaNoPontoDoFato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários