Terça, 12 de Novembro de 2024
28°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Opinião Qual o lado de Jesus

Jesus não era de esquerda

Cristianismo não combina com comunismo

18/10/2024 às 14h46
Por: Sergio Junior
Compartilhe:
Jesus não era de esquerda

NEM JESUS, NEM A IGREJA SÃO DE ESQUERDA
("Ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos")

A verdade é que, o assunto religioso na esfera da espiritualidade cristã, não está patenteado por nenhum espectro político, pois se refere a uma ideia de vida de devoção a Deus como o Todo-Poderoso e uma renúncia ao pecado ou aos prazeres da carne (beber, fumar, se prostituir, se drogar, etc.) além de almejar um mundo espiritual pós-vida numa nova terra.

Em apocalipse 21, temos um panorama de como será esse mundo espiritual e, a pujança deste, é algo que a esquerda não aprovaria; 
"9 E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; 20 O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. 21 E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. 22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 26 E a ela, trarão a glória e honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro".

A questão é que, se formos analisar filosofica ou politicamente, chega a ser risível a comparação do cristianismo ou do seu líder máximo, Jesus, com o comunismo ou com as pautas que a esquerda defende, como: aborto, drogas, luta de classes, ideologia de gênero ou ausência de governo "estado", sexualização de crianças, totalitarismo, etc. 

Por outro lado, Jesus Cristo ou o cristianismo, se assemelha muito ou pode convergir com muitas pautas do conservadorismo (direita), ao passo que faz inúmeras oposições ao comunismo e ao socialismo. Por isso a igreja tende à ser de direita e o conservador é um cristão em essência. Mesmo que não pratique a fé religiosa, é abarcado pela moral cristã.

Logo, a direita, o conservadorismo, ou outras alcunhas recebidas ao longo do tempo, são intrinsecamente ligadas à cultura judaico-cristã, que por sua vez, preza pela manutenção da cultura ocidental. Ou seja, a civilização e cosmovisão composta da Filosofia Grega do Direito Romano com seu sistema de organização jurídica e da ética ou moral de Jerusalém que norteia os princípios espirituais da Religião Católica/Cristã, especialmente a doutrina da transcendência, da caridade e do respeito a dignidade humana. Nada disso vem da esquerda.

A esquerda/ comunismo e o cristianismo possuem visões de mundo e de sociedade que são incompatíveis. Enquanto o cristianismo tem uma dimensão espiritual que coloca a vida além do material, o comunismo é essencialmente materialista e voltado para uma justiça econômica terrenA. Além disso, a liberdade religiosa e a visão cristã sobre a dignidade humana muitas vezes entram em choque com regimes comunistas que buscam o controle sobre a religião e a sociedade.

Que fique claro, Jesus, nunca suscitou uma discussão de mudança governamental, ou a necessidade de fazer uma revolução, pelo contrário, disse que os que tivessem sede de justiça seriam saciados(Mateus 5), no sermão da montanha (indica pragmatismo), Jesus deixa nas entrelinhas que jamais teria ingerência política, até porque foi no seu período na terra, que seu primo (João Batista), foi preso e decapitado sem qualquer interferência de Cristo.

Ele deixa isso mais claro quando Pilatos lhe pergunta se Ele era rei: "O meu Reino não é deste mundo" João 18:36

Cristo, significa ungido, e a unção de Jesus, conforme o profeta Isaías deixou registrado em seu capítulo 61; revela um objeto de consolo para quem aguarda a redenção desse corpo terreno.

"1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado."

Ou seja, a salvação em Jesus, se trata de uma seleção de pessoas (eclesia) que creram n'Ele, para viver em um mundo diferente desse em que vivemos. Isso você pode conferir em João 14 e Romanos 8, essa salvação tem um efeito terreno de remédio ou tratamento terapêutico e aumento da esperança para o homem vitimado pela desgraça que se tornou a humanidade, enquanto aguarda a redenção:

«18 Porque para mim, tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. 20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, 21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. » Romanos 8:18 – 23

A esquerda/comunismo e o cristianismo, possuem divergências fundamentais e destoam diametralmente em suas bases filosóficas, éticas e teológicas.

1. Visão sobre o Materialismo e a Espiritualidade

Esquerda/Comunismo: 
O comunismo, especialmente o marxista, é materialista. Ele vê o mundo em termos econômicos e sociais, baseando-se na ideia de que a história é impulsionada pela luta de classes e pelas condições materiais. A religião, segundo Karl Marx, é vista como uma “opressão” ou “ópio do povo” que aliena os trabalhadores de sua realidade e de suas lutas materiais.

Cristianismo/conservadorismo: 
O cristianismo, por outro lado, é essencialmente espiritual. Ele ensina que a vida vai além do material e que a verdadeira realização humana está na relação com Deus e na busca pela salvação eterna. Para os cristãos, os valores espirituais são superiores aos materiais.

2. Visão sobre a Propriedade Privada

Esquerda/Comunismo: 
A ideologia comunista propõe a abolição da propriedade privada, defendendo que todos os meios de produção devem ser coletivos ou estatais, com o objetivo de criar uma sociedade sem classes e sem exploração.

Cristianismo/conservadorismo: 
Embora o cristianismo promova o uso solidário e responsável dos bens materiais e condene o acúmulo egoísta de riquezas, ele não prega a abolição da propriedade privada. Pelo contrário, a tradição cristã reconhece o direito à propriedade, com a condição de que os bens sejam usados de maneira justa e para o bem comum.

3. Autoridade e Estrutura Política
Esquerda/Comunismo: 
O comunismo é uma filosofia política que se opõe a estruturas de poder centralizadas e à autoridade religiosa. A ideologia comunista busca uma sociedade sem classes e, eventualmente, sem Estado.

Cristianismo/conservadorismo: 
O cristianismo tradicionalmente reconhece a legitimidade de autoridades políticas e ensina que essas autoridades devem ser respeitadas (Romanos 13). Além disso, a Igreja possui uma estrutura hierárquica que o comunismo, em sua essência anti-hierárquica, rejeita.

4. Concepção de Justiça e Igualdade

Esquerda/Comunismo: 
O comunismo defende uma justiça puramente terrena, onde a igualdade é alcançada pela redistribuição econômica e pela eliminação das classes sociais. O foco é nas condições materiais e na igualdade econômica.

Cristianismo/conservadorismo: 
O cristianismo também busca a justiça e a igualdade, mas essas são vistas de maneira mais ampla, incluindo a justiça social, espiritual e moral. Além disso, a igualdade cristã é fundamentada no fato de que todos os seres humanos são filhos de Deus e possuem igual dignidade, independentemente de sua condição social ou econômica.

5. Liberdade Religiosa

Esquerda/Comunismo: 
Em regimes comunistas históricos, houve uma tendência a suprimir a liberdade religiosa, com perseguição a comunidades religiosas, fechamento de igrejas e restrições à prática da fé.

Cristianismo/conservadorismo:
A liberdade religiosa é um princípio fundamental do cristianismo. A fé deve ser livremente professada, e os cristãos acreditam que a liberdade de consciência é um direito humano fundamental, dado por Deus.

6. Finalidade da Vida
Esquerda/Comunismo: 
O objetivo final do comunismo é uma sociedade sem classes, onde a prosperidade material seja compartilhada por todos. O foco é no presente, na construção de uma sociedade justa e igualitária no plano terreno.

Cristianismo/conservadorismo:
Para o cristianismo, o fim último da vida não está no mundo presente, mas na vida eterna em comunhão com Deus. O Reino de Deus transcende qualquer sistema político ou econômico, e a salvação espiritual é a prioridade máxima.

A verdade é que a igreja sempre se baseou na bíblia para exercer o mandamento de solidariedade de Jesus em Mateus 25: 31–42 e inspirado na parábola do bom Samaritano.

Ou seja, em tese, as ações de solidariedade, atendimento aos pobres e socorro aos órfãos e viúvas vem da cultura judaica, coisa que a esquerda com seu antissemitismo, rechaça.

JESUS ERA JUDEU!!!! 
A ESQUERDA, OU BOA PARTE DELA, ODEIA ISRAEL

É importante destacar para que fique bem claro que, as doutrinas de Jesus e da esquerda política divergem profundamente em muitos aspectos:

Materialismo vs. Espiritualidade: 
A esquerda, especialmente nas vertentes marxistas, tende a ser materialista e se foca nas condições econômicas e sociais, enquanto o cristianismo tem uma dimensão espiritual e transcendente.

O Papel do Estado e da Revolução: 
O cristianismo, especialmente no nível teológico, não promove uma revolução política ou a abolição das estruturas de poder com violência, ao contrário de algumas ideologias de esquerda revolucionária.

Religião e Política: 
Em regimes de esquerda, especialmente no comunismo histórico, houve uma repressão à religião, vista como um instrumento de opressão. Já Jesus nunca tentou tomar o poder político ou militar, e seu Reino é descrito como espiritual, não terreno.

A comparação de Jesus com a esquerda política é, uma tentativa de cooptar e politizar o aspecto social de sua mensagem. Jesus nos trouxe uma mensagem que transcende o debate político, focando na transformação pessoal e espiritual do indivíduo, provocando-o a reconhecendo a sua pecaminosidade, enquanto a esquerda tende a focar na transformação social e econômica através da revolução imposta e armada, que inclusive já matou milhões e milões de pessoas, sobretudo de Judeus, os irmãos descendentes de Jesus.

Vítimas                                        Mortos
Judeus                                        5,9 milhões
Presos de guerra soviéticos     2–3 milhões
Poloneses                                   1,8–2 milhões
Ciganos                                       220 000–1,5 milhão

Sergio Junior

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sérgio Junior
Sérgio Junior
Sobre Sérgio Júnior é um escritor e pensador brasileiro, graduado em artes da teologia, membro n°23 da Academia Internacional de Literatura Brasileira de NY (AILB). Um romancista ficcional, analista de cenários sociais, poeta e filósofo. Em 2021 e 2022, disputou os prêmios de destaque literário pela Focus Brasil na AILB, idealizado por Nereide Lima e na premiação "Melhor do Brasil na Europa ", pela revista "High Profile Magazine" na Inglaterra, por causa do sucesso do livro "Eu no seu funeral" lançado pela CRV editora no Paraná. Recentemente, Sérgio Júnior tem sido notícia em vários portais na internet , por seu livro " O SEGREDO DOS NEGROS VENCEDORES " lançado em 2023. Site do autor na Amazon. https://www.amazon.com/stores/Sergio-Junior/author/B0927LMMFY?ref=ap_rdr&store_ref=ap_rdr&isDramIntegrated=true&shoppingPortalEnabled=true Envie uma mensagem para Sergio Junior no WhatsApp. https://wa.me/message/QYDPF3DM3CTXA1
São Paulo, SP Atualizado às 12h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 17°C 15°C
Qui 20°C 15°C
Sex 25°C 17°C
Sáb 26°C 18°C
Dom 28°C 19°C