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Cultura Tirania

O IMPACTO PSICOLÓGICO DA TIRANIA

Como o autoritarismo impacta negativamente nas emoções e cria mecanismos de defesa

05/09/2024 às 20h24
Por: Leonardo Dias
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O impacto psicológico da tirania é um tema vasto, que vai além das fronteiras da ciência e da filosofia. Quando pensamos na tirania, é comum que a vejamos apenas como um conjunto de regras opressivas, uma força externa que esmaga a liberdade. Mas a verdadeira devastação causada pelo autoritarismo vai muito além disso. Ela corrompe a mente humana, tanto no nível consciente quanto nos domínios mais profundos do inconsciente e do subconsciente.

O controle que um regime tirânico exerce sobre a população não é só físico; é também mental, e é aí que reside seu verdadeiro poder. No nível consciente, sob a tirania, as pessoas vivem com medo constante. A liberdade de expressão é suprimida, e qualquer tentativa de resistência, mesmo a mais tímida, é esmagada com força brutal. Isso leva à autocensura, ao silêncio, ao isolamento.

Um estado de alerta constante se instala, onde o medo de represálias é sufocante e onipresente. Esse ambiente gera estresse crônico, ansiedade e uma crescente sensação de impotência. Já vimos isso em várias épocas da história, e o Brasil de hoje não está isento desse fenômeno. A autocensura nas redes sociais, por exemplo, já é um reflexo direto desse ambiente opressivo, onde até o mais simples comentário pode acarretar uma enxurrada de retaliações.

Muito menos vozes em certos ambientes já é evidência do calar-se.

No plano inconsciente, a coisa é ainda mais perversa. O autoritarismo cria uma narrativa que começa a ser internalizada, moldando a autoimagem do indivíduo. As pessoas se ajustam ao papel que o regime lhes impõe, muitas vezes sem perceber.

Os pensamentos e sentimentos reprimidos acabam por se manifestar de formas não convencionais — sonhos estranhos, atos falhos, sintomas psicossomáticos.

A tirania penetra tão profundamente na psique que reconfigura até mesmo os padrões de identidade. Quando as pessoas começam a ver a si mesmas como peças de um jogo em que a única opção é obedecer, a sociedade já está vencida. E então temos o subconsciente, onde a influência da tirania é talvez mais duradoura.

Crenças fundamentais sobre justiça, liberdade e segurança começam a se deteriorar. O bombardeio incessante de propaganda, a repetição constante de mentiras e o gaslighting — isso tudo altera, lentamente, a percepção da realidade.

O resultado? Um povo que, sem saber, se rende ao controle autoritário, porque já não acredita mais na possibilidade de um mundo melhor, ou sequer num mundo justo. Este é o triunfo mais insidioso da tirania: ela reprograma as mentes das suas vítimas, sem que elas percebam claramente o processo.

Agora, a reação popular a esse ambiente divide-se basicamente em duas posturas: apatia, fruto do medo paralisante, e a raiva, que leva, por sua vez, à mentalidade revolucionária -- de aderir ao regime -- ou reacionária -- de se revoltar contra o regime sem nenhum tipo de estratégia, buscando apenas o confronto e não uma solução viável.

A apatia, que serve diretamente aos interesses do tirano, nasce do cansaço, da desesperança, do medo e da ideia de que resistir é inútil.

Ao se desligarem emocionalmente e politicamente, as pessoas se protegem do sofrimento que a resistência poderia trazer. É um mecanismo de defesa. A apatia leva à obediência, por vezes irrestrita, aos desmandos autoritários. E assim, a apatia se torna uma ferramenta poderosa nas mãos do regime. Não há nada mais fácil de governar do que uma população desinteressada e passiva.

Mas, do outro lado da moeda, temos a raiva. A raiva reacionária, o desejo de mudança a qualquer custo, a sede de vingança contra o opressor. Esse impulso pode ser tão perigoso quanto a apatia.

Sem uma direção clara, sem uma estratégia sólida, a reação despreparada pode se transformar em mais um ciclo de violência e opressão. E é aqui que muitos falham: na incapacidade de transformar essa energia destrutiva em algo construtivo, em algo que leve a uma mudança real.

Sem essa clareza, a revolução pode, ironicamente, apenas abrir as portas para novos tiranos, ainda piores do que os anteriores. Isso porque a mentalidade revolucionária também faz com que surjam adeptos ao novo regime, que passam a agir a favor da tirania, aceitando suas imposições e buscando, até mesmo, fiscalizar se estão sendo observadas.

Entre esses também surgirá entre alguns a ambição de tornarem-se eles mesmos os tiranos, adotando esse comportamento e ideal como um mérito diante do distópico estado de coisas.

Adotam a moral do mundo invertido, onde tirania é bom e liberdade é ruim.

A tirania leva ou à apatia, ou à ira. A ira, por sua vez, pode ser reacionária ou revolucionária. Nenhum dos três caminhos é ideal no combate, sendo o quarto, o estratégico-racional, o que tem maior efetividade e efeitos duradouros.
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Censura é outra ferramenta crítica da tirania. Ao controlar o que pode ou não ser dito, regimes autoritários limitam o pensamento crítico e, mais importante, a capacidade de questionar.

A censura foi usada desde os tempos da Inquisição. Regimes totalitários do século XX a elevaram a um novo patamar. No século XXI, porém, ela tem uma nova roupagem: as redes sociais.

A nova ágora, onde as discussões deveriam ser livres, tornou-se um campo minado de censura digital. E assim, a conformidade é imposta e a dissidência silenciada.

E quais são as consequências disso tudo? A política vira um teatro, onde a participação cívica é permitida, mas apenas dentro dos limites impostos pelo regime. A apatia política se torna generalizada, permitindo que as elites autoritárias façam o que bem entenderem, sem oposição.

A sociedade, por sua vez, sofre com a ausência de diversidade de pensamento, com a inovação minguando, e com a confiança entre indivíduos completamente corroída. A paranoia de ser denunciado ou retaliado inibe as relações autênticas e corrompe a moral social. Os vizinhos, amigos ou parentes com mentalidade revolucionária passam a ser vistos como potenciais espiões do regime.

Os tiranos controlam a mente do povo que, por sua vez, só aprendem a combater a tirania, quando aprendem a controlar a própria mente.
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Diante disso, precisamos ir além da apatia ou da ira. A correta reação, quando necessária, não deve ser guiada pela fúria, mas pela razão. O conhecimento é a arma mais poderosa contra a tirania, e o desafio ao poder autoritário não precisa — nem deve — ser feito com violência.

A resistência pode ser uma questão de consciência, de moral elevada, de ação estratégica. Lech Walesa, por exemplo, não derrubou o comunismo na Polônia com armas, mas com uma resistência organizada, baseada na inteligência, no conhecimento e na busca pela verdade.

Assim, é hora de despertar. De encontrar estratégias conscientes, que não recorram nem à brutalidade nem ao isolamento, mas sim a uma resistência que inspire os outros, que eleve o espírito e desafie o status quo com a força da verdade. A verdadeira mudança de regime virá não da força, mas da sabedoria.

Ela virá quando as pessoas, finalmente, desligarem a chave do medo e, armadas com a razão e o conhecimento, começarem a agir com objetivos claros e com inteligência.

Lech Walesa, que lutou contra o comunismo na Polônia
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O primeiro passo vem da própria mente. É preciso, em primeiro lugar, remover o controle mental que faz as pessoas escolherem uma única opção, entre apatia ou ira, como a ideal.

Ao retirar o controle da tirania de nossa própria mente, já passamos a enxergar novos caminhos que antes se ocultavam. Aí deixamos de ver o mundo sob as lentes de três dimensões: a da apatia, a da reação ou a da aceitação da revolução tirânica, e passamos a enxergar a quarta dimensão: a da razão e da clareza, que leva à estratégia, à autonomia mental individual e ao fim do regime tirânico.

Para tanto, é preciso entender a liberdade e a individualidade da mesma maneira que entendemos o oxigênio como o gás da vida.

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