O INEXPLICÁVEL BOLSONARO
Por esses dias, vi inúmeros vídeos de política e aquelas controvérsias peculiares do Brasil. E, deixando aquele lado de admirador e passando a operar como analista propositivo, cheguei a seguinte constatação: há no presente momento, um movimento inédito de transformação social no nosso país que acredito ser irrevogável. Esse direcionamento está enaltecendo uma enorme parte do nosso povo, pela disposição de lutar tão bravamente pela liberdade, mesmo em tempos de grande perseguição.
Poderíamos discutir durante horas sobre esse ponto de inflexão que desde 2013 (na minha opinião), começou a mostrar a sua cara nas ruas e enfrentar um sistema organizado de corrupção, leniente com crimes políticos, injustiça social, etc. Isto é, poderíamos concatenar e explorar esse "eureca" brasileiro no âmbito da sociologia, da antropologia, da filosofia e da ciência política. Mas até aí, estaríamos apenas nos concentrando no povo e não no vetor principal desse despertar.
Pois bem! Eu, Sergio Junior, sou um educador por natureza, logo, gosto de trazer explicações concretas e históricas para os alunos, leitores e todos os quais eu aconselho, no âmbito psicológico ou religioso. E por isso, há mais ou menos 2 semanas que estou tentando encontrar uma forma coloquial de definir em palavras, o homem, o principal causador desses movimentos peristálticos que facilitam a passagem e a chegada desse alimento de esperança até o estômago social do Brasil e que, após diluído no "corpo", fortalece a fé emocional da nação.
Obviamente, já olhei isso pelo aspecto social e da necessidade de um povo de ter uma figura de liderança, mas a resposta não me foi satisfatória. Então recorri a minha mais completa informação intelectual, a espiritualidade religiosa e, encontrei o favor de Deus para o Brasil, como resposta das muitas orações. Sim, mas não preencheu todas as nuances, sobretudo as da vida prática. Então pensei que pudesse encontrar explicações na ciência política e encontrei uma definição de Russell sobre isso:
"o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados",
E a definição de Nicolau Maquiavel:
"A arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo".
Em nenhum escopo de estratégia política, mesmo nas referências históricas, como Reagan e Churchil, encontrei parâmetros associados ao que aconteceu no Brasil entre 2017 e 2022. E que inexplicavelmente continua no presente ano, mesmo Jair Bolsonaro estando inelegível.
Ou seja, se Maquiavel diz que "é a arte de conquistar, manter e exercer o poder" então Bolsonaro falhou, pois não conseguiu se manter...
Seria Jair Bolsonaro, um político não-político? Ou por acaso o nosso conceito de política estaria errado e, ele estaria nos ensinando qual é a verdadeira essência da política?
De toda maneira, se você possui uma observação mais profunda, você não verá as coisas no âmbito das eleições ou dos votos, embora isso seja "do jogo".
Se você perceber como Jair Bolsonaro se move mo meio das multidões em todo território nacional onde ele visita, verás algo muito mais profícuo que a estratégia política, verás vocação, amor genuíno, paixão e elã social.
Acredito piamente que @jairbolsonaro tem um dom espiritual de curador da nossa sociedade. Ele é um acalento para o choro dos oprimidos da nossa pátria. No Brasil, nunca existiu um líder político que falasse com todos os extratos da sociedade, como ele o faz.
O homem é um ser iluminado.
Como qualquer outro, possui defeitos e é passível de alguns reparos, porém, é soldado fiel, homem de princípios e de ilibada reputação. Eu teria inúmeros pontos para falar desse axioma da política brasileira, mas acredito que dizer que é inexplicável, já é suficiente.
Jair Bolsonaro @jairbolsonaro, meu respeito absoluto.
Sergio Junior