Alguma vez na vida, você pintou o interior de uma casa vazia, antes de morar e/ou após se mudar?
Já tentou fazer o mesmo, já morando na casa?
Nos dois casos você terá trabalho, a diferença é que no segundo caso, será mais complicado.
Assim é a vida, você sempre terá dificuldades, independente de suas escolhas, a diferença será entre maior ou menor dificuldades, entre desistir antes de acabar, ou levar mais tempo, mas terminar o que se propôs a fazer.
O brasileiro, em geral, vive de frases prontas tipo: “Não existe almoço grátis!” Mas continua acreditando e apostando em promessas fáceis e/ou vazias.
Um exemplo disso é a política.
É muito mais fácil um candidato que promete mundos e fundos, ganhar uma eleição, do que aquele que falar que tentará fazer o melhor, apesar das dificuldades que terá se for eleito.
E justamente por isso que temos políticos profissionais, com fundo eleitoral absurdo, e grande times de marqueteiros. Porque, no fundo, o povo gosta mesmo é de ser enganado e, por mais boas intenções que tenha o político, um dia ele acaba descobrindo isso e virando um mais do mesmo.
E outro bom exemplo disso foi a eleição presidencial passada, onde um político da estirpe do Lula, condenado duas vezes por corrupção e lavagem de dinheiro, sendo uma delas não apenas uma vez, mas em três instâncias (de conhecimento público e notório), prometeu um caminhão de absurdos que nunca poderia cumprir — incluindo aí, a volta do “amor”, por um candidato que só destilava ódio — e, mesmo assim, foi eleito.
Este ano teremos eleições municipais. É nos municípios onde começa toda a vida política do país, onde nascem os políticos.
Está mais do que na hora de realmente acreditarmos que não existe o tal do “almoço grátis”, de pararmos de acreditar em promessas fáceis, de cairmos na real de que levaremos tempo e suor para consertarmos tudo que precisa ser reparado. Precisamos mostrar para eles, que cansamos de sermos enganados, cansamos dos políticos profissionais, e queremos representantes.
E para quem gosta de uma frase feita, aqui vai uma que realmente pode te ajudar a mudar o nosso país.
Voltemos a pintura da casa: Não adianta você querer sua casa na cor bege ou azul, e toda vez que for pintá-la, comprar tinta branca, pois continuará a ser branca.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” — frase atribuída a Albert Einstein.