Quinta, 11 de Junho de 2026
12°C 21°C
São Paulo, SP

“Diálogos da Noite!”

...

José Carlos Bortoloti
Por: José Carlos Bortoloti
26/10/2025 às 15h45
“Diálogos da Noite!”

“Diálogos da Noite! ”

 

“.... Toda noite fico imaginando diálogos que nunca serão feitos, fotos que nunca serão tiradas, sorrisos que nunca serão vistos e atitudes que serão impossíveis de se tornarem reais...”

 Mallu Moraes

 

O inverno insiste em ficar. A primavera já chegou, mas as nuvens continuam cinzentas — como se o tempo se recusasse a mudar de estação. Tento escrever, mas minha criança interior se rebela. Busco refúgio em Rubem Alves e em Janusz Korczak. Ambos ensinaram que só se educa quem se ama — e talvez seja por isso que os admiro tanto. São raros, românticos, humanos.

Talvez eu os admire porque representam o que há de mais escasso: sabedoria com ternura. E, pensando nisso, recordo o reflexo que às vezes surge em mim — uma presença silenciosa que questiona, provoca e consola. Chamo-o de Dama, por carinho, ou talvez por ironia. Amo esse reflexo, embora às vezes ainda não compreenda totalmente o que ele tenta me mostrar.

Desisto de escrever. São quase onze da noite. Ligo a TV, mas o filme inglês me parece distante demais do que procuro. Então, deixo-me envolver pelos pensamentos que vêm à mente, palavras e lembranças que surgem como mensagens silenciosas.

Freud dizia que a agressividade é apenas o desejo de proximidade que não sabe como se expressar. Talvez seja isso. As palavras que habitam a mente são cheias de subentendidos, como se cada uma fosse um espelho — às vezes embaçado, às vezes cristalinas. Falam por metáforas quando só queriam dizer “sinto falta”.

Entre mim e meus pensamentos, os diálogos são pausas. As respostas vêm em forma de perguntas. E as perguntas... continuam no ar.

Já perdi tantas conversas comigo mesmo: o trabalho, o cansaço, o medo, a pressa. Sempre há um motivo para o silêncio.

Mas refletir é insistir, mesmo quando o espelho embaça. É continuar explorando o que há de humano, ainda que não se veja nitidamente.

O reflexo se esconde atrás de interrogações. Diz odiar jogos, mas joga o tempo todo. Talvez seja defesa — não malícia. Talvez ainda tema o que pode acontecer se se permitir ser inteiro. Talvez tenha aprendido cedo que mostrar-se é se arriscar demais.

Mesmo assim, não desisto. Porque sei que, de alguma forma, somos o mesmo reflexo em lados opostos do espelho. Um existe porque o outro é reconhecido. E quando isso acontece — mesmo por um segundo — tudo faz sentido.

Há quem diga que o amor precisa ser equilibrado. Discordo. Às vezes, basta que um lado ame o bastante para que a vida siga fluindo. É o suficiente para manter o reflexo vivo.

Não há dois reflexos para a mesma imagem. E agora que encontrei o meu — dentro ou fora de mim — não há como trocar. O amor não é substituível. Ele é contínuo, mesmo quando silencioso.

Por isso, espero. Não com pressa, mas com fé.

Um dia, talvez, o espelho se desembace de vez — e, então, não haverá mais perguntas, só transparência.

Até lá, sigo escrevendo meus Diálogos da Noite, porque há conversas que só existem quando o coração insiste em responder o que a razão tenta calar.

 

Pensar não dói.... Imaginar também não!

  

Leituras & Pensamentos da Madrugada

José Carlos Bortoloti

Jornalista, Escritor e Articulista

Passo Fundo – RS

Colaborador da Revista No Ponto do Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Graziela Moreira Pinto Silva Há 7 meses Belo Horizonte MGMaravilhoso!????
Fabiana B P BorgesHá 7 meses GurupiPerfeito!
Dread Há 7 meses España Muito lindo !
Mostrar mais comentários
José Carlos Bortoloti
José Carlos Bortoloti
Cronista e Escritor - Coautor do Livro Línguas de Fogo - Jornalista/Radialista - DRT/RS 872
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,10 +0,01%
Euro
R$ 5,91 +0,14%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,931,39 +0,05%
Ibovespa
171,497,23 pts 1.71%
Publicidade
Publicidade
Publicidade