Dia 20 de junho de 2024, Marco Della Nina, líder comunitário, presidente da Associação Casa do Pensamento e do CPZN – Conselho Popular da Zona Norte, protocolou na Assembleia Legislativa do RS o pedido de solicitação, aos deputados gaúchos, de instauração da CPI das Enchentes, para apurar os fatos relacionados ao ocorrido no estado, nos meses de abril e maio, junto com outras 12 pessoas da comunidade gaúcha.
A solicitação da CPI, de iniciativa popular, foi protocolada sob o número 0000054170100242, e aguarda os trâmites legais para ser instaurada. O pedido parte da necessidade de se entender os motivos de tamanha catástrofe, que atingiu mais de 90% do estado.
Uma cópia também foi entregue ao Dep. Adolfo Brito (Partido Progressista - PP), presidente da Assembleia Legislativa do RS, e outros deputados do estado. Ainda será tomada a mesma iniciativa junto ao Ministério Público, na semana próxima, com a mesma finalidade, acrescentada do descaso do estado e município de Porto Alegre em relação as diversas ocorrências perturbadoras que aconteceram nos abrigos, como abuso de menores, permissão de detentos junto a sociedade civil e outros.
A ideia da solicitação partiu do drama na comunidade em todo o estado. "O que foi vislumbrado durante o pior da catástrofe, foi que nenhum político, de nenhuma ideologia, se manifestou de forma adequada. A negligência do estado e dos municípios foi imensa." - diz Della Nina.
"O que vimos foi o povo pelo povo, e poucos políticos atuando de forma efetiva. Não temos as informações necessárias para entender a catástrofe, como: As barragens fazem manutenção? De quanto em quanto tempo? Quem responde por essas manutenções? Quantas barragens existem no RS? Quais barragens romperam e quais foram abertas? Em que momento ocorreu tanto o rompimento quanto a abertura? Quais barragens tem comportas que podem ser abertas, ou não, e porquê?", diz o líder comunitário. "São muitas as perguntas e poucas ou nenhuma resposta para entendermos o que aconteceu e poder se traçar um plano de atuação para que não ocorra essa situação novamente." - conclui Marco Della Nina.
Dentro do conjunto infindável de indagações está a quantidade de óbitos e desaparecidos, o colapso do sistema de segurança e saúde entre outros. Segundo Della Nina, é necessário analisar e investigar diversos pontos, como os sistemas de dragagem dos rios e lagos, manutenção de estações de bombeamento e diques, sistema de segurança e alertas para que sejam apuradas as responsabilidades.
Documento de solicitação da CPI, na íntegra - https://nopontodofato.com/envios/2024/06/23/fbf4a6056a39c696983c2819454b24b8bb55870f.pdf
Estaremos acompanhando de perto esse processo e trazendo as atualizações.
Da redação, Maria Rosa Pires
Mín. 16° Máx. 29°