Quinta, 18 de Junho de 2026
11°C 21°C
São Paulo, SP

A FORÇA DO BOLSONARISMO

O 'Sistema' precisa de Bolsonaro para sobreviver, mas precisa desacreditá-lo

Hermínio Naddeo
Por: Hermínio Naddeo
06/08/2025 às 20h43
A FORÇA DO BOLSONARISMO

Quando um governo sucede o outro, é até normal que se invoque o nome do antecessor nos primeiros momentos, numa espécie de autoafirmação perante o eleitorado. O mais comum, porém, é que essa autoafirmação seja feita em torno de obras, projetos e realizações. Não é o que acontece no Brasil. Nem o que aconteceu nos EUA nos últimos anos. Mas fiquemos no Brasil.

Uma das táticas usadas pela esquerda (incluam-se aí as togas) e pela imprensa militante durante os 4 anos de Bolsonaro foi a de não deixar que o governo promovesse o que estava fazendo. Foram 4 anos dando explicações por falsas suspeitas e casos de corrupção, associação do nome de Bolsonaro com tudo quanto fosse possível incriminá-lo minimamente, mesmo com zero indícios ou provas que corroborassem as acusações por crimes nunca comprovados.

O sistema atacou e judicializou tudo e todos que tivessem relação com Bolsonaro e seus filhos, com o governo, com sua carreira política, com seus amigos, parentes próximos e distantes e até inimigos. Cada frase dita por Bolsonaro era esmiuçada palavra por palavra, de maneira que o conjunto pudesse ser descontextualizado e transformado em algum tipo de crime ou fobia.

A grande verdade é que, mesmo depois de 2 anos e meio fora do governo, o sistema não consegue sobreviver sem usar o nome ou a imagem de Bolsonaro. A tática, porém, é a mesma, mas com propósito inverso. É preciso que, diariamente, o nome, a imagem ou fatos relacionados a ele estejam nas manchetes para que este governo não precise falar de si mesmo.

Lula não fala do seu governo. Não fala de realizações ou resultados. Não fala de projetos, propostas e intenções. A cada aparição pública, ele fala mais de Bolsonaro e da Lava Jato do que de seus ministros, dos programas de governo e das pessoas que o cercam. E mesmo quando fala de ministros e programas de governo, usa Bolsonaro e a Lava Jato para alicerçar sua retórica.

Existe um diálogo entre Batman e Coringa no filme "Batman, O Cavaleiro das Trevas", extremamente análogo à nossa realidade. O Coringa começa dizendo - "os idiotas da máfia querem você morto para ter a situação de volta ao que era. Mas eu sei a verdade: não tem volta! Você mudou tudo, para sempre!"

Na sequência, Batman pergunta: "Então, por que você quer me matar?" E o Coringa em êxtase, gargalhando, responde: "Eu não quero matar você. O que eu faria sem você? Voltaria a roubar mafiosos? Não, não. EU PRECISO DE VOCÊ!" (link da cena - https://youtu.be/JZgyV8gXV1M?si=bt8XZxU0Bf8PnL5X)

No fim do filme, apesar de ter salvo Gothan, Batman termina desacreditado (quem não viu até hoje, recomendo, é muito mais que um filme de super-herói).

O sistema precisa de Bolsonaro para sobreviver, mas precisa desacreditá-lo, e é isso que não consegue fazer apesar de todos os seus esforços. Lula não é o Coringa. O sistema é o Coringa, assim como no filme, o Coringa é o sistema.

Entre outras diferenças entre Lula e Coringa, é perceptível que Lula não é inteligente, o Coringa sim. Mas ambos são loucos, queimam dinheiro do qual se apropriaram em nome da loucura que os acomete (há no filme uma cena onde literalmente o Coringa queima milhões de dólares).

Lula sem Bolsonaro é apenas o criminoso condenado em três instâncias por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. É só um bandido velho, de quinta categoria, que precisa transformar Bolsonaro em bandido para conseguir se igualar a ele. E esta é sua única redenção pessoal.

Fica cada dia mais claro que Lula não está preocupado com o povo, o país, a economia ou com a pobreza se alastrando. Nem mesmo está preocupado de que o povo deixe de enxergá-lo como bandido. O que ele e o sistema mais desejam, mais precisam, desesperadamente, é que Bolsonaro também seja visto como bandido, pois, repetindo o que disse o Coringa, "não tem volta! Você mudou tudo, para sempre!"

O problema do sistema não é Bolsonaro e sim o legado que ele deixou. Bolsonaro acordou o povo brasileiro que agora se recusa a adormecer. E se o sistema não consegue mais fazer o povo dormir, restam duas alternativas: tentar transformar Bolsonaro em vilão e, ao mesmo tempo, calar a voz do povo.

Como citei acima, no fim do filme "Batman, o Cavaleiro das Trevas", o herói foi desacreditado. Entretanto, o real motivo para isso não está no que ele fez ou deixou de fazer, mas no que ele entendeu que, diante daquelas circunstâncias, o povo precisava acreditar. Portanto, foi o próprio Batman que decidiu ser transformado em vilão para salvar a imagem da justiça.

Isso, porém, em hipótese alguma, acontecerá com Bolsonaro. Muito pelo contrário. No nosso caso, é a justiça, hoje parte fundamental do sistema, que precisa conseguir criminalizar Bolsonaro como meio de criar uma boa imagem para si - porque ele mostrou o que ela realmente é. Lula é só uma peça, inclusive descartável quando não for mais útil - além da validade quase vencida.

Realmente recomendo, para quem não viu, e mesmo para quem já viu, o filme "Batman, o Cavaleiro das Trevas". Um filme que fala de mafiosos, loucos, poder, corrupção e de elementos que tentaram combater isso, e pagaram com a própria vida. E esqueça que é um filme de super-herói, porque é muito mais do que isso.

P.S. - Bolsonaro não é Batman. Mas o sistema é o Coringa.

Artigo publicado na rede X, em 23 de janeiro de 2024. 107 mil visualizações. Só acrescentei 1 ano e meio a mais quando cito o tempo que está fora do governo. - https://x.com/nopontodofato/status/1749795780565836094?t=3t8z1KFNKfZnnSZGErKb0g&s=19

 

Convido você a conhecer nosso projeto no apoia.se/nopontodofato. E, se gostar, considerar ser nosso apoiador.

Compartilhe para que este artigo chegue a mais pessoas.

Deixe ser comentário! Sua participação e sua opinião são importantes para nós!

 

SIGA NAS REDES SOCIAIS

X - @nopontodofato

Instagram - @nopontodofato

Facebook – @nopontodofato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
AndreHá 10 meses cwbExcelente
Mostrar mais comentários
Hermínio Naddeo
Hermínio Naddeo
Escritor/Jornalista, mestrado em palpitologia, doutorado em opinologia, pós-doutorado em falastronismo.

Administrador, publicitário, jornalista, com quase duas décadas de atuação na cobertura política e análise de conjuntura nacional. Especializado em leitura estratégica de cenários, mantém uma linha editorial independente e de viés conservador, com foco em liberdade, soberania e responsabilidade institucional. É colunista do site No Ponto do Fato, onde assina artigos que aliam crítica firme, ironia pontual e compromisso com a verdade. Registro profissional MT 22619/MG.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,10 -0,05%
Euro
R$ 5,87 -0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,289,97 +0,45%
Ibovespa
168,453,94 pts -0.7%
Publicidade
Publicidade
Publicidade