Hoje, 15 de março de 2025, foi dia de manifestações ao redor do mundo pela ANISTIA para os presos do 08 de janeiro. Brasileiros residentes no exterior, se organizaram para protestar nos pontos centrais das cidades dos países onde moram.
Cidades como: Londres (UK), Nova York (EUA), Zurique (Suíça), Roma (Itália), Lisboa (Portugal), etc, foram palco de manifestações pacíficas em prol do projeto de ANISTIA para os presos políticos do Brasil.
Vale salientar que em cada canto do mundo há muitos brasileiros morando legalmente, alguns até nacionalizados.
Só nos EUA, há mais de 2 milhões deles.
Mensagens escritas em português, inglês e alemão, facilitou a comunicação.
Em Zurique, onde estive (in loco), estava fazendo muito frio, mas nada que evitasse aquecer os corações quando uma patriota fez um discurso emocionante sobre Clezão, ponto alto do evento.
Numa semana onde a Espanha rechaçou o pedido de extradição do jornalista Oswaldo Eustaquio, os olhos do mundo estão atentos ao que está acontecendo no Brasil.
O que eu vi hoje em Zurique, foram pessoas vindas de outros países para se encontrarem na Suíça, só para fazer parte de um movimento pela liberdade dos irmãos brasileiros.
"Eu vim da Áustria escondida do meu marido, só para essa manifestação ", disse uma mulher.
Outras lideranças de outras cidades da Suíça, também viajaram de trem durante horas, só para participarem do ato em prol da ANISTIA. Outras pessoas se juntaram ao movimento e a noite encerrou-se com um jantar num famoso restaurante da cidade.
O calor humano e o grito de liberdade sobrevivem aos milhares de quilômetros de distância e ao frio das montanhas Suíças.
"Não esquecemos da nossa pátria, vocês vão sair dessa", disse uma entrevistada.
Amanhã, 16 de março, as manifestações continuam no Brasil, em Copacabana- Rio de Janeiro.
Todos pela ANISTIA dos presos do 08 de janeiro.
Sérgio Júnior
#AnistiaJá