Por que você não gosta do Trump?
Essa é a pergunta mais frequente que tenho feito nos últimos dias.
As respostas sempre começam: “porque ele é um louco”; “porque ele quer acabar com o mundo”, entre outras ideias surreais.
Então começo a esclarecer que Donald Trump, foi o único dos 47 presidentes norte americanos que não entrou em nenhum conflito armado durante seu governo anterior. E mais, foi capaz de fazer o Presidente da Coreia do Sul apertar a mão do vizinho nortenho de penteado e carater duvidosos.
Trump mal assumiu o governo e vemos um cessar fogo entre Israel e Palestina e a tão sonhada libertação dos reféns civis. Putin, por seu lado, já afirmou estar disposto a acabar com a guerra e dialogar com Zelensky.
“Ah… mas ele saiu do acordo de Paris”… Sim, mas o maior poluidor do planeta, a China, não está no acordo e ninguém gera polêmica.
“Ele saiu da OMS!” Sim, a mesma OMS que proibiu seus filhos de irem à escola e gerou um déficit educacional irreversível, que fez pessoas sadias tomarem uma vacina experimental que causa inúmeros efeitos colaterais, e, que fez com que inúmeras pessoas no mundo todo usassem máscaras sem eficácia comprovada, tivessem seus negócios destruídos e suas vidas arrasadas por quase dois anos.
À medida quer vou conversando com as pessoas vejo em seus olhos brotarem a dúvida: “afinal ele pode não ser tão louco assim”. Seus argumentos começam a se esvair.
Mas fica melhor quando pergunto: “o que Donald Trum p fez às mulheres, negros ou imigrantes?” – “Ah! Ele deportou milhares na primeira semana de governo”. É verdade, pessoas que já estavam presas desde o governo anterior, porque eram ilegais no país, ou seja, entraram sem visto, ou tinham visto vencido e permaneceram no país sem justificativa. Entretanto, observo o mesmo movimento contra a permanência dos “monhés” (maneira pejorativa de se referir a indianos, paquistaneses e muçulmanos em geral) pela Europa toda.
Geralmente, a esta altura da conversa sou convidada para um café, a pessoa tem de ir embora para alimentar o gato, ou coisa parecida…
Donald Trump é um homem rico, casado com uma modelo e que se deu bem na vida – fato, e, isto causa inveja e um certo nojinho! Mas é também um visionário e aquele que pode varrer a agenda woke para os infernos (local de onde saiu).
Eu não tenho sentimentos sobre Trump (gostar ou não), tenho uma visão pragmática e, em termos de resultado, vejo que ele fez mais em uma semana, que Joe Biden em 4 anos.