Sábado, 07 de Dezembro de 2024
26°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Internacional Coreias

Com alegação de autodefesa, Coreia do Norte destrói trechos de estradas que ligam as duas Coreias

.

15/10/2024 às 17h47 Atualizada em 15/10/2024 às 19h08
Por: Maria Rosa M Pires
Compartilhe:
Com alegação de autodefesa, Coreia do Norte destrói trechos de estradas que ligam as duas Coreias

Em 9 de outubro último, a Coreia do Norte anunciou que fecharia as estradas conectadas as zonas fronteiriças em "resposta às manobras militares do Sul e dos EUA, bem como a construção de "fortes estruturas de defesa". Anuncio que coinscidiu com a conclusão de uma sessão parlamentar em que o regime norte-coreano fez alteração em sua Constituição, acredita-se, para incluir a instrução de declarar a vizinha, Coreia do Sul, como principal inimigo nacional.

A decisão de bloqueio permanente com o Sul é justificado como medidas de autodefesa para previnir a guerra com o país vizinho e para defender a segurança nacional do "principal estado hostil e inimigo". A destruição das vias de transporte por parte de Pyongyang (capital da Coreia do Norte) acontece em meio a crescentes tensões na península, devido às acusações norte-coreana de que a Coreia do Sul teria usado drones nas últimas semanas em vôos sobre a capital norte-coreana, segundo a revista Newsweek.

Segundo o Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), em conumicado, “a Coreia do Norte detonou parte das estradas Gyeongui e Donghae na Linha de Demarcação Militar por volta do meio-dia”, no dia de hoje, 15/10, atingindo o corredor rodoviário e ferroviário de Gyeongui, que conecta o município de Paju, sul-coreana, a cidade de Kaesong, na Coreia do Norte. Ainda foram detonadas partes das estradas de Donguae, que atravessa a denarcação entre Sul e Norte ao longo da costa leste.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários