Com 42 votos favoráveis e um contrário, o Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a indicação da diplomata Rosimar da Silva Suzano para o cargo de embaixadora do Brasil na Estônia. A aprovação da mensagem ( MSF 21/2024) será agora comunicada à presidência da República.
A indicação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi relatada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), que ocorreu pela manhã, a senadora apontou que o país europeu se destaca em informatização e pioneirismo digital, também na administração pública. O conceito é conhecido como e-gov (governo eletrônico).
— A cooperação em tecnologias da informação e comunicação é particularmente promissora. A Estônia é líder no uso de e-gov, utilizando plataformas virtuais para uma ampla gama de serviços públicos e administrativos. Além disso, é pioneira no uso da internet para eleições, sendo o primeiro país do mundo a permitir o voto on-line — disse a relatora.
Segundo a diplomata, o desempenho do país foi fruto de investimentos em tecnologia da informação (TI).
— É um país pequeno, do tamanho do Espírito Santo. A jovem nação passou a dedicar 1% do PIB para financiar o setor de TI. Em 1997 lançou o programa “Salto do Tigre” para desenvolver a infraestrutura de TI e priorizar o ensino de computação nas escolas. [Hoje] 99% dos serviços públicos são obtidos on-line.
A diplomata é graduada em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui mestrado em diplomacia e estratégias internacionais pela Escola de Londres de Economia e Ciências Políticas. Na carreira diplomática, Rosimar Suzano ocupou cargos como o de ministra-conselheira em Londres (Inglaterra) e de cônsul-geral em Mumbai (Índia).
Localizada no leste europeu, a Estônia faz fronteira com a Rússia e integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Europeia. Atualmente, apenas um acordo bilateral entre o Brasil e a Estônia na área de turismo está em vigência.
Em 2023, o montante das exportações brasileiras para o país foi de US$ 64,7 milhões, enquanto o das importações ficou em US$ 61,7 milhões. Foi o primeiro superávit comercial após anos de importações maiores que exportações.
Os principais produtos exportados pelo Brasil foram café torrado (41%), minérios concentrados (13%) e ferro-gusa e semelhantes (12%).
Mín. 22° Máx. 32°