Quarta, 16 de Julho de 2025
8°C 23°C
São Paulo, SP
Publicidade

CESSAR-FOGO NO ORIENTE MÉDIO É MEDIADO PELOS EUA, MAS TENSÕES PERSISTEM

CONFLITO ENTRE IRÃ E ISRAEL DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO, E BRASIL CRITICA VIOLAÇÕES AO DIREITO INTERNACIONAL.

Maria Rosa M Pires
Por: Maria Rosa M Pires
30/06/2025 às 11h59
CESSAR-FOGO NO ORIENTE MÉDIO É MEDIADO PELOS EUA, MAS TENSÕES PERSISTEM

Após semanas de escalada no Oriente Médio, os Estados Unidos anunciaram hoje a mediação de um cessar-fogo entre Irã e Israel, conforme reportado pela VEJA. O conflito, que atingiu seu ápice com ataques simultâneos de Israel a alvos em Teerã e no Iêmen, deixou dezenas de mortos e milhares de deslocados.

O governo brasileiro, ao lado de Rússia e China, criticou os EUA por supostas violações do direito internacional, especialmente após bombardeios a instalações nucleares iranianas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, justificou os ataques como uma resposta à proximidade do Irã de desenvolver armas nucleares, uma alegação negada por Teerã.

“Não permitiremos uma bomba nuclear nas mãos de um regime que ameaça nossa existência”, declarou Netanyahu. Enquanto isso, civis em Teerã fogem em meio ao caos, e Moscou pressiona por uma solução na ONU.

O Brasil, que resgatou políticos de Israel por via terrestre através da Jordânia, mantém uma postura de neutralidade, mas enfrenta críticas internas por não condenar com mais veemência as ações iranianas. O conflito distante reforça a importância de uma política externa firme, que defenda a soberania sem ceder a pressões externas. Setores conservadores alertam que a instabilidade no Oriente Médio pode impactar o preço do petróleo, afetando a economia nacional. O cessar-fogo é um alívio temporário, mas a paz na região segue frágil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários