A fraude no INSS, que custou milhões aos cofres públicos, continua abalando o governo Lula.
A Polícia Federal confirmou descontos indevidos em benefícios de aposentados, com entidades investigadas acumulando condenações por irregularidades. Hoje, o novo ministro da Previdência se reuniu com o presidente do INSS para discutir soluções, mas o governo ainda não explicou como o esquema passou despercebido por tanto tempo, mesmo com o alerta do esquema tendo sido feito há mais de um ano.
As políticas públicas, que deveriam proteger os aposentados, falharam feio. A falta de fiscalização e a demora em modernizar o sistema deixaram a porta aberta para abusos. Dados do TCU mostram que falhas na gestão do INSS persistem há anos, mas nada foi feito para corrigir o problema.
Enquanto o governo promete “investigações rigorosas”, os aposentados seguem sem confiança.
Relatórios podem tentar suavizar a crise, mas os números da PF não menteme as medidas anunciadas, por hora, não passam de palavras jogadas ao vento.
Quando será que realmente vão devolver a dignidade aos beneficiários?