Sábado, 07 de Dezembro de 2024
31°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Política 8 DE JANEIRO

UM DESABAFO VINDO DA CELA

A carta foi escrita nessa terça-feira, dia 22 de outubro

23/10/2024 às 11h21 Atualizada em 23/10/2024 às 11h38
Por: Ana Maria Cemin
Compartilhe:
Eduardo F. S. Lima
Eduardo F. S. Lima

O texto que segue me foi entregue pela esposa do preso político Marcos Caldas, a Mônica, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de outubro. Ele escreveu ontem, no silêncio da sue cela, em Santa Catarina. 

"Neste exato instante em que me ponho a escrever esta carta, volta à memória a lembrança de várias manifestações verde amarela; do vibrante ressurgimento do sentimento do patriotismo e resgate da nossa cultura baseada e alicerçada em princípios cristãos. Isto entre 2018 e 2022.

O espírito harmonioso com o qual essas manifestações ocorreram do início ao término de cada uma era impressionante: limpeza, respeito mútuo, paz, colaboração, alegria, compaixão e amor. Sem qualquer discriminação de raça, idade, credo e gênero. Famílias inteiras participavam, também.

Foi um despertar coletivo ante ao pesadelo silencioso, contínuo e estratégico visando a destruição dos nossos bens mais preciosos e fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e nação, plenamente: o amor a nossa pátria, vultos e símbolos; à família tradicional  - pai e mãe, homem mulher; à liberdade de culto a Deus e uso da Bíblia;  liberdade de ir e vir; e de expressão.

Por todo esse período éramos tratados pelas televisões, a rede esgoto, principalmente, como manifestações antidemocráticas e golpistas, inclusive.

Estas entidades do mal, estas pessoas que “governam” o nosso país hoje são pessoas que no seu íntimo são frustradas por incapacidade de semear o bem, extirpando e extraindo antes o egoísmo de si. São fracos, por isso abrem mão da força, da tirania. No fundo estão se “borrando” de medo.

Agora precisamos refletir: tal qual a Venezuela e Cuba que, respectivamente, com  mais de 20 anos e cerca de 60 anos amarguram suas as ditaduras, será precisamos disso? O que ainda precisamos para vencermos? Fingir que nada está acontecendo não livrará os nossos filhos e netos das teias  do narcotráfico, das ideologias de gênero, da violência e de todas as mazelas causadas pela alienação nossa e pela corrupção.

Em Brasília fique preso por 7 meses. Agora mais 5 meses. Um ano, meus irmãos e compatriotas!

É tudo muito complicado. Ser tirado da vida em sociedade, da família, do nosso singelo conforto. São dificuldades de todas as ordens: saúde, financeira, emocional, social, do ir e vir, do expressar-se, da privação de liberdade.

A libertação da Índia só foi possível porque mais de 1.000 homens estavam juntos e alinhados pela mesma fé que Mahatma Gandhi. Por isso nós aqui no Brasil necessitamos nos despojarmos, nos desprendermos, nos desapegarmos da mesa farta, do olhar para o seu umbigo, somente.

Precisamos de um verdadeiro sentido para as nossas vidas, um propósito de visa que signifique garantir as futuras gerações viverem em uma democracia, num país livre.

O que nos mantêm em pé e firmes, nós perseguidos políticos, nós presos políticos, nossos familiares, é a fé em Deus. Conclamo a todos os milhões de brasileiros: Não desistam! Continuem firmes na fé. E quando convocados lotem as ruas, praças e largos".

De um preso político

Marcos Caldas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria Rosa Moreira PiresHá 1 mês Porto AlegreIsso é Consciência Cidadã. O patriotismo, o real pertencimento a uma Nação que não pode, em hipótese alguma, desistir.
Mostrar mais comentários
Ana Maria Cemin
Ana Maria Cemin
Sobre Ana Maria Cemin, jornalista com ampla experiência, conservadora, colaborativa com causas sociais de importância para a sociedade, dedicada na divulgação dos fatos para conhecimento das pessoas sem meias verdades. Também administradora do http://www.bureaucom.com.br/
São Paulo, SP Atualizado às 12h08 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Dom 30°C 21°C
Seg 22°C 20°C
Ter 24°C 19°C
Qua 22°C 18°C
Qui 22°C 17°C