
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira o endurecimento definitivo da política migratória na fronteira sul. Em duas medidas simultâneas, o presidente Donald Trump colocou ponto final na espera de milhões de solicitantes de asilo:
* A suspensão total de novos pedidos de asilo será mantida por tempo indeterminado. “Essa política vai continuar por um longo período”, declarou Trump. “Primeiro resolvemos os problemas dos cidadãos americanos.”
* Os cerca de 1,8 milhão de processos de asilo que estavam paralisados desde gestões anteriores serão imediatamente convertidos em ordens de deportação. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou: “Não haverá mais audiências nem recursos. A resposta agora é única: retorno ao país de origem.”
As operações de remoção já estão em fase de organização, com uso de voos fretados e comboios terrestres. A maior parte dos afetados entrou pelos postos da fronteira com o México após 2021 e aguardava decisão há anos.
A Casa Branca justificou as medidas como o restabelecimento da soberania e da legalidade. “O sistema foi transformado em porta de entrada permanente. Isso acabou em 20 de janeiro de 2025”, resumiu o Departamento de Segurança Interna.
Críticas de organizações internacionais e de governos da região já começaram, com acusações de falta de humanidade. A resposta oficial americana foi direta: a verdadeira crise humanitária era a entrada descontrolada enquanto cidadãos enfrentavam insegurança e pressão sobre serviços públicos.
Com essas ações, o governo Trump cumpre de forma acelerada a principal promessa de campanha: retomar o controle total da fronteira.