0

Pretende votar em Jair Bolsonaro? Sozinho ele não fará nada.

Pretende votar em Jair Bolsonaro? Sozinho ele não fará nada.

Bolsonaro vai precisar contar com deputados federais e senadores que tenham o mesmo compromisso.

Se não elegerem, ao mesmo tempo, senadores e deputados afinados com o discurso de Jair Bolsonaro, ele será refém de um congresso que continuará fazendo tudo para continuar podre.

E não é só ele. Seja qual for o presidente eleito nas eleições de 2018, se ele não conseguir fazer uma maioria congressual grande, será refém de acordos partidários que, necessariamente, envolverão troca de cargos por apoio, e Bolsonaro não parece ser o tipo de político que aceitaria fazer esses tipos de acordos.

Historicamente cometemos o erro de centrar todas as nossas atenções para os cargos do executivo, como se o legislativo fosse menos importante, e é exatamente o contrário. Um legislativo forte é que dá sustentação a um prefeito, governador ou presidente, além de ser dele a responsabilidade de fiscalizar os atos do executivo.

São os vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores que darão ou não celeridade ao andamento de projetos e leis que sustentarão os projetos do executivo. Do que adianta colocar um Bolsonaro cheio de disposição se ele não tiver o devido apoio para implementar as políticas e ações que prometeu durante sua campanha?

No caso da presidência da república, senadores e deputados federais não alinhados com o governo têm em mãos todos os instrumentos regimentais para atrapalhar o executivo, criando leis que sacrificam o projeto adotado pelo presidente, atrapalhando ou emendando projetos que venham do presidente, ou simplesmente deixando de votar validade de medidas provisórias, por exemplo. Não importa se o presidente for o Bolsonaro, isso serve para qualquer presidente.

Nesse momento, há um ano das eleições, é bom que as pessoas comecem a pensar muito bem em quem irão votar para deputado estadual, deputado federal e senado. E tão importante quanto isso é definir claramente em quem não votar.

Jair Bolsonaro pode não ser o candidato dos sonhos de muita gente. Mas o fato é que ele, hoje, é o único que representa uma verdadeira perspectiva de mudança, o que faz dele, então, o pesadelo de muita gente.

Se você quer Bolsonaro presidente, comece a pensar quem são os deputados estaduais, deputados federais e senadores em quem você vai votar. E pense no governador do seu estado com o mesmo carinho, pois ele vai depender de uma boa relação com o presidente e com o congresso para ter sucesso na sua própria gestão.

Não estou fazendo apologia ou declaração de voto em Bolsonaro, prefiro que todos os candidatos estejam colocados na disputa e ainda acredito que possa surgir um nome novo. Mas, até o momento, ele parece ser o candidato mais alinhado com o pensamento nacional.

Você pode ler também: Eleições 2018. Estamos há exatamente um ano delas.

HS Naddeo

Brasileiro escrivinhador de ofício, palpiteiro, cheio de opinião, jornalista, publicitário, administrador, marketeiro, anti-petista, anti-corrupção e anti-burrice.