0

PARLAMENTARISMO À BRASILEIRA

NUM PAÍS ONDE ATÉ O IMPOSSÍVEL É POSSÍVEL, NÃO É IMPOSSÍVEL.

Político brasileiro é um saco sem fundo de ideias que só servem para servir a si mesmos.

Sua insatisfação pode gerar resultados. Crie um Blog agora mesmo!
Quero mais informações, ou para começar agora, clique aqui.

O ex-motorista do Marighela, aquele que fez plástica para ficar com a cara do Dedé Santana e atende pelo nome de Aloysio Nunes, não foge à regra.

Segundo resumo do Estadão, a proposta de parlamentarismo do atual Ministro das Relações Exteriores (se está licenciado do senado para ser ministro não devia estar cuidando disso ao invés de estar propondo leis?) promete ser um misto do que tem de ruim no presidencialismo com o que tem de poderoso no parlamentarismo.

Segundo a proposta, o povo elege o presidente que vai ser chefe das Forças Armadas e fazer política externa. Esse presidente eleito escolhe o primeiro-ministro, que seria quem comandaria o país. Mas, ao contrário da esmagadora maioria dos países que adotam o sistema, o primeiro-ministro não representado pelo partido que tem a maioria das cadeiras no parlamento.

E para coroar a meleca, o presidente teria poder para dissolver o congresso quando lhe desse na telha, e ao mesmo tempo o congresso teria poder de dar uma moção de censura, tipo um voto de desconfiança, o que obrigaria o presidente a nomear um novo primeiro-ministro.

Resumindo a titica, o presidente poderia nomear um primeiro-ministro contrário ao congresso, que poderia derrubar esse primeiro-ministro, mas se ameaçar fazer isso o presidente pode dissolver esse mesmo congresso.

E perceba que eu sequer toquei na questão da economia, que ficará a mercê disso tudo.

O pior de tudo é saber que tão fantástica quanto as mentes dos políticos é a capacidade do povo brasileiro de permitir que essas coisas possam virar realidade.

HS Naddeo

Brasileiro escrivinhador de ofício, palpiteiro, cheio de opinião, jornalista, publicitário, administrador, marketeiro, anti-petista, anti-corrupção e anti-burrice.