0

Afinal, qual carta Lula tem na manga para gerar tantos medos?

Afinal, qual carta Lula tem na manga para gerar tantos medos?Lula tem duas sessões do STF para ser salvo de uma prisão iminente, já que o TRF4 confirmou o julgamento dos embargos declaratórios para a próxima segunda-feira, 26 de março, as 13:30. Do mesmo modo, os ministros do STF têm dois dias para mostrarem se são mesmo ministros ou sinistros.

Só existem dois caminhos possíveis nessa encrenca. O primeiro é que o entendimento de que o cumprimento da pena deve começar após a condenação em segunda instância. O segundo é que um desses sinistros passe por cima da presidente Cármen Lúcia e coloque em pauta um habeas corpus, uma ADC, uma questão de ordem ou qualquer coisa que possa obrigar o plenário a apreciar novamente essa questão. Ou, sejamos sinceros, apreciar a questão em favor de Lula.

Por que tanto frisson em torno de uma questão que foi esteve em pauta 3 vezes no STF, sendo que o último julgamento, que manteve o resultado dos dois anteriores, aconteceu em outubro de 2016, portanto nem dois anos atrás. Qual é o fato novo que justifique essa revisão? Certamente, a eventual prisão de Lula.

Por que há tanta gente interessada na liberdade de Lula? Será que é mesmo pela liberdade dele? Será pela liberdade de outros acusados

São 5 os sinistros fortemente dispostos a livrar a cara de Lula, o palanque ambulante: Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Tóffoli, Marco Aurélio de Mello e Celso Melo. E outros 4 os que estão na defesa de que condenado em segunda instância deve começar a cumprir a pena: Edson Fachin, Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Os que geram dúvida são Alexandre de Moraes, que, enquanto ministro da justiça e durante a sabatina para ser aprovado para a vaga no STF. Declarou ser a favor da prisão em segunda instância. Mas, com certeza, não é um voto no qual se possa confiar. E Rosa Weber, que apesar de ter votado contra esse entendimento na última votação, tem-se demonstrado disposta a mudar seu voto em favor da prisão. E é nos votos deles que o futuro de Lula pode ser definido.

O que precisa ser explicado, evidenciado, colocado às claras, são os motivos que levam ministros do STF a emporcalhar suas biografias e a imagem do STF na defesa de um cidadão comum, duplamente condenado, e que responde a outros 6 processos que tem em comum denúncias do Ministério Público Federal da prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência.

Talvez não seja uma carta o que Lula tem na manga. E não sendo, os sinistros que confabulam e conspiram nos bastidores, à sombra das leis, provavelmente não estão preocupados com Lula, mas com seus próprios nomes e biografias.

Ao que parece, na manga de Lula cabem várias cartas.

Leia também

Gilmar Mendes. Esse nome deveria ser respeitado por todos.

HS Naddeo

Brasileiro escrivinhador de ofício, palpiteiro, cheio de opinião, jornalista, publicitário, administrador, marketeiro, anti-petista, anti-corrupção e anti-burrice.