0

LULA PROCURA A LUZ NO FIM DO TÚNEL. PALOCCI ENXERGOU O FIM DA LINHA.

NÃO EXISTE TRAIÇÃO NUM AMBIENTE ONDE TODOS SÃO TRAÍRAS E TRAÍDOS

Enquanto a grande e poderosa imprensa ainda escolhe lados e termos adequados para tratar da delação de Antônio Palocci, eu optei por seguir apenas a lógica, que talvez até corrobore a fala de Lula quando disse que Palocci é frio e calculista. Pois ele é. E não está errado.

Lula se digladia com um mundo de evidências e provas, procurando brechas e frases de efeito que possam reverter decisões e opiniões. Já Palocci apenas se rendeu a esse mesmo mundo de evidências e provas, e entendeu que preenchendo brechas e dando efeito às suas frases seria muito mais bem-sucedido. Ele foi frio e calculista ao render-se ao óbvio.

Palocci não está entregando Lula. Lula já foi entregue por dezenas de pessoas e fatos comprovados. Palocci não está nem mesmo afundando Lula, só está pulando fora do barco que mais cedo ou mais tarde vai afundar de qualquer jeito, e se ficar nele ainda terá um Lula se afogando tentando se agarrar nele para não morrer sozinho.

Um dos principais motivos pelo qual a estratégia de defesa de Lula não vai dar certo é porque ela conta sempre, necessariamente, com ações subterrâneas que possam mudar o rumo das coisas. Não há em nenhum momento uma ação de defesa que comprove que as acusações contra Lula são falas. Lula e seus advogados preferem continuar a acusar os acusadores.

Palocci já sabe o que é a cadeia. Muito mais inteligente que Lula, sabe também que não sairá dela se não assumir seu papel de acusado e colaborar para que as coisas sejam encaminhadas para a verdade.

Porém, não foi apenas o tempo de cadeia que mudou a maneira de agir de Antônio Palocci, nem tão somente uma questão de render-se às evidências. O PT abandonou Palocci. Lula abandonou Palocci. E Palocci não é soldado do PT como o idiota inútil João Vaccari Neto que provavelmente morrerá na cadeia para não ser ele o motivador da cadeia de Lula.

Não há mais como desqualificar Palocci, um dos mais qualificados petistas nos governos Lula e Dilma. Como não há mais como desqualificar delações, testemunhos e provas. Palocci sabe disso. Lula finge que não.

Que fique Lula com o inábil e arrogante Cristiano Zanin como guia nessa busca pela luz no fim do túnel, e que insista nisso até que seja tarde para perceber que a luz que se aproximava era a do trem vindo de frente. Difícil escapar vivo desse tipo de acidente. Palocci preferiu estar dentro do trem, e chegar confortavelmente ao fim da linha, mesmo que o trem passe por cima de Lula, fria e calculadamente.

HS Naddeo

Brasileiro escrivinhador de ofício, palpiteiro, cheio de opinião, jornalista, publicitário, administrador, marketeiro, anti-petista, anti-corrupção e anti-burrice.