0

Lula não defenderia Temer da cadeia. Por que Temer defende Lula?

Lula não defenderia Temer da cadeia. Por que Temer defende Lula?Estivesse Michel Temer a “tomar tiros” e levar ovadas e Lula estaria pendurado na mídia justificando a revolta popular. Diria que o segurança de um político condenado agredir um jornalista, um trabalhador da imprensa, representante legítimo da liberdade de expressão, é um crime hediondo. Lula e o PT se utilizariam de qualquer oportunidade para dinamitar a biografia do adversário.

Michel Temer não tem essa coragem, não necessariamente por uma falta de coragem de partir para o enfrentamento, ele até teria, mas não deve, muito menos pode. Apesar dos 9 dedos, são muitos os rabos que Lula prende em suas mãos, e todos eles sabem o estrago que significaria em suas vidas políticas, civis e, especialmente, criminais um Lula disposto a tudo.

Lula não defendeu os condenados do Mensalão, “foi traído”. Jogo de cena? Talvez. Mas também não defendeu José Dirceu quando Moro o mandou para o xilindró, e muito timidamente esboçou defesas engasgadas sobre João Vaccari Neto. Nem um pio a respeito de André Vargas, que era ninguém menos que vice-presidente da Câmara dos Deputados e costumava erguer o punho esquerdo cerrado, até na cara de ministros do Supremo.

Palocci, o cérebro financeiro dos esquemas de Lula, foi chamado de mentiroso, achincalhado por todas bancadas petistas do Congresso, das Assembleias e Câmaras Municipais. Prefeitos e governadores engrossando o coro, e a mídia de esquerda disseminando a ideia. O mesmo aconteceu em relação a Léo Pinheiro, Marcelo Odebrecht e Emílio Odebrecht para ficar apenas nesses exemplos na área empresarial. E não esqueçamos de Renato Duque, que por se achar tão importante perdeu o bonde da história, virando tão desimportante que nem delação dele o ministério público quer.

Lula não defendeu sequer a finada Marisa Letícia. Ao contrário, jogou nela as culpas pelas ilegalidades que cometeu, certo de que, pela subserviência com que ela se dedicou a ele a vida toda, ela concordaria e entenderia.

Curioso é que Michel Temer defende Lula, mas não defende Eduardo Cunha, não defende Henrique Eduardo Alves, não defende Geddel Vieira Lima. Mas ele não desperdiça uma oportunidade de abrigar um “sem foro” antes que ele seja preso, e aproveita as brechas criadas nas eventuais trocas de ministros, e até cria ministério se preciso for.

As prisões temporárias dos amigos de Michel Temer têm enorme representatividade nesse contexto. É apenas a parte visível da mesmíssima podridão na qual está mergulhada nossa classe política, tendo o PT e o MDB como expoentes, mas não apenas porque sejam os únicos ou os maiores, mas porque são os que além de ter o poder nas mãos nos últimos 18 anos, tem a maior cara de pau e desfaçatez de roubar e fingirem ser donos da moral.

De todos os acusados, investigados, réus e condenados desde o início da Operação Lava Jato, a parte mais gulosa da prática de corrupção se deu no PT e no MDB.
Neste momento, a turma do MDB de Michel Temer, Renan Calheiros e Romero Jucá é o grande contingente de políticos e partidários presos provisória e temporariamente, tendo como estrelas de primeira linha Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, dois que dificilmente verão o sol nascer redondo novamente. Mas junte aí Jorge Picciani (liberado ontem por Tóffoli) Geddel, Henrique Eduardo, Coronel Lima, José Yunes, Wagner Rossi…

O MDB é tão sujo e corrupto quanto o PT. Isso não isenta os outros partidos, mas também não nos isenta de continuarmos a ser governados por uma horda de corruptos instalada nos principais gabinetes e plenários dos três poderes, deliberando sobre as vontades, desejos, necessidades e, especialmente, pelos rabos que estão presos nas duas mãos e 9 dedos de Lula. E é por isso que Lula não defende ninguém. E é, também, por isso que Temer defende Lula, porque ele precisa muito.

Lula já deixou claro e cristalino para seus afetos e desafetos que não defenderá ninguém dos seus que for preso, da mesma maneira que não poupara ninguém se for. Da mesma forma que Michel Temer já deixou claro para os seus afetos e desafetos que é preciso defender Lula para que ele não vá preso, caso contrário todos deverá rezar muito caso ele seja.

Lula não defende ninguém porque ele não precisa disso. Temer precisa muito.

Presidente Temer mais uma vez é salvo pelo foro privilegiado

No Ponto Do Fato