0

Eleições 2018. Estamos há exatamente um ano delas.

As eleições 2018 são a maior oportunidade de mudar a cara da política brasileira. Temos que aproveitar a chance.As eleições 2018 são a maior oportunidade de mudar a cara da política brasileira. Temos que aproveitar a chance.

Daqui a exatamente 365 dias estaremos diante das urnas, eletrônicas, sem voto impresso, com coligações partidárias elegendo gente não escolhida pelo povo, diante de regras eleitorais que só servem mesmo para beneficiar quem já tem mandato e quer desesperadamente manter o foro privilegiado para não cair nas mãos da justiça de primeira instância. Assim serão as eleições 2018.

Pessoalmente, acho prematuro definir um candidato à presidência, ainda que as opções disponíveis deixem poucas dúvidas sobre quem será quem no processo eleitoral. Mas as eleições 2018 não são só para presidente, e esse é o grande erro que os eleitores cometem, pois focam no principal cargo eletivo do país, mas não ligam para a qualidade dos deputados estaduais e federais ou para os senadores.

Portanto, já é hora de separar o joio do trigo, e se ainda não vale a pena escolher em quem votar, existem milhões de motivos para escolher em quem não votar. As eleições 2018 serão gerais, renovarão todas as assembleias legislativas, toda a Câmara dos Deputados e 2/3 dos senadores, além dos 27 governadores.

Existem várias maneiras de começar a escolher em quem não votar, e uma delas é estabelecer critérios. O meu pessoal é que se o parlamentar tiver qualquer processo, seja por não pagar condomínio ou por lavagem de dinheiro, não terá meu voto. E é o que eu recomendo. Quem não paga condomínio não demora a fazer lavagem de dinheiro. É só uma questão de oportunidade.

Não custa lembrar que o vereador de hoje é candidato natural a deputado estadual ou federal, e que já existe uma movimentação intensa de vários vereadores que pleitearão outro cargo eletivo já nas eleições de 2018, muitos em primeiro mandato, sem que se possa avaliar se foram competentes, além de oportunistas.

E para quem quiser começar a ter certeza de quem é quem, recomendo o site politicocarimbado.com, onde com 3 cliques é possível ver a ficha dos atuais ocupantes dos principais cargos eletivos do país, e o site ainda promete para janeiro as fichas de todos os deputados estaduais e mais para frente, depois das convenções partidárias, as fichas dos principais candidatos. O site tem também um relógio com a contagem regressiva para as eleições 2018.

Não se empolgue nem desanime com o que mostram as pesquisas eleitorais do momento. Com tantos acontecimentos por vir, esses dados de momento só servirão para confundir. Confie na sua capacidade de pesquisar e decidir, sem a pressão da mídia e dos atuais partidos e políticos. O voto é seu, pessoal e intransferível.

E como, mesmo a contragosto eles vão torrar R$ 1,7 bilhão de reais, é mais do que urgente que você identifique quem não merece ser eleito.

Leia também: POLÍTICOS VÃO GASTAR 1,7 BILHÃO DE DINHEIRO PÚBLICO PARA ELEIÇÕES

 

HS Naddeo

Brasileiro escrivinhador de ofício, palpiteiro, cheio de opinião, jornalista, publicitário, administrador, marketeiro, anti-petista, anti-corrupção e anti-burrice.